.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Bandeira Municipal de Caçapava
A Bandeira de Caçapava está dividida no seu centro com um traçado largo em cruz, símbolo do espírito cristão caçapavense.
A cor amarela é o símbolo da glória, esplendor, grandeza e poder. Ao centro um losango amarelo e no seu interior o Brasão de Armas, que representa a Sede do Município. Partindo do losango, quatro faixas dividem a Bandeira em quartéis, simbolizando a irradiação do poder municipal nos quadrantes do município (Norte, Sul, Leste e Oeste).
O vermelho representa o espírito de luta, o valor e a intrepidez das "Gentes Caçapavenses". As três estrelas representam as três cidades fundadas pelos bandeirantes partindo de Nossa Senhora D´ ajuda, a "célula mater" de Caçapava (São João Del Rei, Tiradentes e Campinas).
O verde simboliza a esperança, a honra e o amor pela liberdade do povo caçapavense. É o símbolo que glorifica e representa o município de Caçapava.
Brasão Municipal de Caçapava
O Brasão de Armas foi aprovado pela Lei Municipal Nº 1332/1969, administração do prefeito José Miranda Campos.
O escudo clássico flamengo - ibérico lembra uma raça colonizadora. Uma coroa mural de oito torres, sendo visíveis apenas cinco, na cor prata sobre o escudo, é símbolo universal dos Brasões de Domínio, classificando a cidade na 2ª Grandeza, ou seja, sede da Comarca.
Sobre as ameias da porta principal da coroa mural um escudete na cor azul, que significa a nobreza, a justiça, o zelo, a lealdade e a perseverança.
Ostenta uma Cruz de Cristo na cor branca que representa a religiosidade do caçapavense, enlaçada por uma flâmula com os dizeres em latim, Ecce Agnus Dei, "Eis o Cordeiro de Deus", o símbolo de São João Batista, o Padroeiro de Caçapava.
O chefe do escudo, na parte superior, na cor vermelha é seu ponto de honra e representa a epopéia bandeirante assinalada com o lanço de muralha e o gibão de bandeirante na cor de metal ouro, indica o feito das Bandeiras e a fundação das cidades de São João Del Rei e Tiradentes em Minas Gerais e Campinas no estado de São Paulo.
A cor vermelha é o símbolo da audácia e lembra a índole do bandeirante. A cor metal ouro representa a riqueza, o esplendor, a grandeza e mando.
Nos ramos exteriores ao escudo, o ramo com frutos de café lembra a riqueza agrícola do município no passado e a haste de arroz lembra a riqueza agrícola atual.
No listel de goles (vermelho), cuja cor identifica, também, a dedicação e o amor à terra natal pelo caçapavense, em letras argentinas (prateada) inscrito o topônimo "Caçapava", ladeado pelos milésimos 1855 (ano de elevação de Caçapava à categoria de Vila) e 1875 (ano de elevação de Caçapava à categoria de cidade).
A cor sinopla (verde) do campo do escudo é hieróglifo da civilidade, alegria, abundância (o verde simboliza a esperança). E a esperança é verde porque se refere aos campos verdejantes na primavera, à espera de farta colheita.
A faixa ondada na cor prata (ardente) representa o Rio Paraíba do Sul, em cujo vale ergue-se a cidade e as montanhas heráldicas de jale (ouro) simbolizam as Serras da Mantiqueira e do Mar que enfeitam a paisagem do Vale do Paraíba.
A cor metal prata é o emblema de paz, trabalho, amizade, prosperidade, integridade e pureza.
.
.
.
.